na terra do sol

vou tentar fazer um resumo das ferias no meu ceara.
chegada: chegamos em fortaleza depois de 26 horas que saimos de casa. viagem-pau-de-arara: newark-miami-sp-for. claro que chegamos super cansados e era 24 de dezembro.
aeroporto.jpg quartobagunca.jpg
nao pude evitar de baguncar o quarto, abrindo as malas e entregando os presentes e as encomendas.
descansamos um pouco e ja era noite de natal. como sempre a gente comemora na casa da minha mae com parentes e alguns amigos. minha mae sempre ler uma mensagem e fala um pouco sobre o significado natal e nos emociona com sua sabedoria de bem viver.
voces lembram aquele pinguim que postei aqui? pois eh, resolvi leva-lo como presente da brincadeira do amigo da onca. e nao deu outra, todos queriam ficar com o pinguim e gargalhamos muito. quem ficou com ele, pra o desgosto do bruno, foi a amanda, filha de uma prima que tinha o ultimo numero do sorteio.
maepinguim.jpg ricardopinguim.jpg liliapaulnatal.jpg
entre o natal e o ano novo foram muitos os encontros, praias, comilancas e bebedeiras. como diz minha cunhada, “tava igual a cobra de farmnacia, mergulhada no alcool!”
almoconatalvarios.jpg liliataiba.jpg vandabrunoalmoconatal.jpg
liliareginalmoconatal.jpg liliapaultaiba.jpg lilianegaterezagiovani.jpg
essa ultima foto foi tirada num lugar muito legal na beira-mar em fortaleza. a gente senta, bem assim, na beira da praia, no mucuripe, onde tem o mercado dos peixes e mariscos. sao quatro barraquinhas pequenas, com bancos de madeira desconfortaveis. dai a gente compra o camarao no mercado por R$12 o quilo e a senhora da barraca frita no alho e oleo por mais R$3,00!!!! a higiene nao eh la essas coisas, mas o camarao estava otimo e a cerveja geladissima. era dia de lua cheia e vimos o sol se por e a lua nascer com este visual do mar e das jangadas.
beiramar1.jpg beiramar2.jpg beiramar4.jpg
cachoeira1re.jpgviagem: no dia 2 de janeiro fomos (eu, paul, bruno e a namorada, dane) pra serra grande (330km de fortaleza) pois queria que o paul conhecesse um pouco do sertao e a regiao de serra do ceara. nao era a melhor epoca do ano, pois ainda nao tinha comecado a chover e estava muito quente. agora ja deve estar mais verdinho e ate fazendo um friozinho a noite. nesta reagiao tem o menor parque nacional do brasil: parque nacional de ubajara, onde tem uma gruta fantastica que visitamos. a regiao eh bem bonita, cheia de cachoeiras.
verdedaserra.jpg caverna1re.jpg jumentore.jpg
vicosavistare.jpg igrejatianguare.jpg plantare.jpg
levei o paul pra ver uma feira de domingo no interior. eh legal demais, eu adoro aquela confusao de tudo-se-vende: cereais, roupas, frutas, verduras, peixe seco, camisetas falsificadas e tudo mais que se possa imaginar.
feirapeixere.jpg feiracamisetasre.jpg feirafarinhare.jpg
feiramilhore.jpg feirafeijaore.jpg
na estrada a paisagem parecia com a daqui: arvores nuas, sem folha pela ausencia de chuva (e nao pelo frio, claro). e de vez em quando aparecia um flamboyant – arvore que adoro – colorindo o sertao seco do ceara.
estradaseca1.jpg buganville.jpg estradaseca2.jpg
chuvare.jpg cal.jpg flamboyantpertore.jpg
esta foto do meio eh uma “usina” de cal. nunca tinha visto antes como se faz cal. no ceara eh assim!
quando voltamos da viagem comecaram as despedidas: os primeiros foram os sobrinhos gerardo neto com a mulher clarissa (que moram em portugal) e clarice (que mora em amsterdam), depois foi o marcelo que mora em cutiriba e por ultimo o paul.
estrangeiros.jpg marcelobrindesexta.jpg passeigerardoclarissejulia.jpg
e haja comida, haja bebida e preparo fisico pra aguentar estas maratonas de prazer. alem de muita alegria, ganhei uns tres quilos!!!
desta vez levei o paul pra conhecer o centro dragao do mar de arte e cultura. complexo cultural, imenso, lindo, onde trabalhei dois anos. visitamos o memorial da cultura cearense onde tem uma instalacao maravilhosa sobre os vaqueiros e outra sobre a regiao do cariri.
dragao.jpg vaqueiros.jpg
nos ultimos 10 dias fui cuidar da parte pratica da vida: dentista, medicos, bancos, compras, etc. tive duas supresas agradaveis:
1) fui atras de uma mincharia na cef, restos de fgts, e descobri que tinha um saldo bem maior do que eu imaginava, do ultimo emprego (exatamente no centro dragao do mar) com carteira assinada!! ueba!
2) o mioma que carrego no meu utero diminuiu!!!! mais uma vez tive a oportunidade de constatar, na pratica, que o melhor remedio na vida eh ser feliz! tanto previne como cura! estou convencida de que o que provoca doencas sao os ressentimentos, estress, raiva, magoa e tudo de ruim que as vez teimamos em guardar dentro de nos.
so mais umas fotinhas com minha carinha de felicidade por tudo isso e muito mais:
liliacolo.jpg liliaaninhamauronananegasuzy.jpg liliamaevandaditaserigado.jpg
e aqui termina o relato dos trinta dias que passei na terra do sol.
enquanto isso la fora esta -13 graus!!!!! eh ruim heim?

33 comentários em “na terra do sol”

  1. Oi Lilia,
    Conheço bem a sua cidade…é realemte muito bonita…
    Na última vez que estive lá, fiquei hospedada em um hotel na praia de Iracema…não lembro o nome (ficava em uma esquina, bem em frente ao mar)- se não me engano era da cadeia do Hilton…
    Saíamos pra caminhar no calçadão da praia todos os dias, antes do café da manhã…
    Gostoso ver essas fotos e matar a saudade…
    Beijooooo

  2. Li tudinho e só não conheço o Parque Nacional de Ubajara, mas, pelas fotos deve ser bonito mesmo. Hoje na tv um fulano dono de pousada em Fernando de Noronha, disse que não dava pra descrevê-la (o que concordo), mas isso vale também pra todo o nordeste. É um conjunto de coisas que não são transmissíeveis, nem por foto: o cheiro, os sons (da linguagem), o clima…enfim é muito bom mesmo dar um pulinho lá nem que seja de vez em quando 😉 bjks

  3. Oh, Lilia! Que gostoso respirar o cheirinho de casa, ne? E encher os olhs das cores, belezas, rostos amigos e queridos.. Ai, Tao bom!
    Eu acho que estive no Ubajara, pois fui ate o Ipu, e minha filha, entrei na bica! Haha So que morri de frio! E minha bunda ficou quadrada, pois fui de fortaleza ate o Ipu de moto, na garuoa de meu namoradinho cearense (nao perdia tempo nao!) hah

  4. Lilia querida, seja bem-vinda. Quanta coisa linda. Paisagens, gente, lugares. Olha e eu que nao conheço o Nordeste, muito menos o Ceara, da uma grande vontade de conhecer. Que bom que a sua saude vai bem e que deu para matar a saudades da familia ! O Paul deve ter adorado, toda essa mulherada, imagina botar todas as fofocas em dia. Bjos.

  5. EEE! Está de volta! Que bom que você curtiu bastante as suas férias e voltou para passar alegria para as alminhas geladas aqui do hemisfério norte!

  6. Lilia, como esse teu Ceará é lindo! Conheço alguns estados do Nordeste, mas o Ceará ainda está faltando na minha listinha. Dá pra sentir daqui a magia, o calor e o alto astral dessa terra só de olhar essas fotos. Tudo é muito colorido e a natureza parece que grita de felicidade!
    A “mãezinha” como sempre fashion, outro dia apareceu aqui com uma blusa de seda linda, hoje aparece com um óculos, um colar e outras blusinhas lindas de morrer! Queria ser chique que nem ela!!
    Vc passou dias lindos por aí, ainda leva boas notícias como o din din do fgts e desse mioma que não há de ser nada. Sou do estilo da sua teoria, a alegria acaba com qualquer doença física. Isso já ocorreu comigo também, mas se eu contar tudo, vou ficar por aqui até amanhã….
    Por hoje deixo um beijo enorme e um abraço daquele tamanho!
    OBS: cuidado pra não virar um picolé. 😉

  7. Lilia,
    Vc está repleta de razões. O seu Ceará é lindo! “Só deixo o meu Cariri no úmtimo pau de arara”, e não é à toa.
    E a felicidade, o rir, a alegria de viver, são a cura de todos os males!
    As fotos estão lindas!
    Beijão

  8. Oi Lilia,
    Encontrei seu blog outro dia e fiquei pensando que essa coisa de ser nordestina é muito especial mesmo (sou baiana). Entendi tudinho que voce fala do seu Ceará como se saisse da minha boca. Como se a gente falasse a mesma lingua, por pertencer à mesma esquina da America do Sul.
    Me emocionei muito com seus relatos.
    Moro em upstate NY, Rochester. Mas sempre vou a NJ e NYC, a familia do meu marido está espalhada por ai.
    Um grande beijo pra voce,
    Carla

  9. Que viagem legal… alem de visitar e matar a saudade de todo mundo, viajou bastante e curtiu nosso Brasilsao que tem tanto para ser visto e apreciado :0).
    Muito legal, espero que o Paul tem curtido…
    Beijos e ate!

  10. Domlili,
    ja ia entrar na voxcard, que vou, para te mandar um cartão,mas como ce sempre reclama que não deixo registro, quando vejo o blog… aqui vai… na infancia, na adolecencia, na loucura e na maturidade a verdade e que tenho que agradecer a Deus por ser um pouco parte da tua vida… te amo ontem, hoje e sempre
    Virginia

  11. Caríssima,
    Primeiro de tudo: Parabéns!
    Olha, vocês queridas damas, dão muita importância a tudo isso. É só crescer e amadurecer. O resto é um dom. Não se preocupe.
    Como disse por email, estávamos fazendo o caminho inverso, quase com o mesmo número de horas (Goiânia – Carolina do Sul – descanso -> Pennsylvania). So, take easy. Legal tanta foto. Um dia, ainda aprendo fazer tudo isso.
    No seu niver, meu post é sobre a saudade dos rios.
    Quase Tom Jobim seu niver. E minha querida cunhada é amanhã. E eu, daqui a 9 dias.
    Abraço fraterno e Happy Birthday.
    BetoQ.

Os comentários estão fechados.