manhã, tão bonita manhã…

sunriseaugust2.jpg

já é fim de tarde. o clima é perfeito, sem umidade, depois da chuva de ontem à noite.
joão gilberto canta mansamente e eu sentada na varanda, leio na tela o “pequeno tratado das grandes virtudes”. (de André Comte-Sponville – Ed. Martins Fontes, São Paulo, 1999. Tradução de Eduardo Brandão)
A gratidão
“A gratidão é a mais agradável das virtudes; não é, no entanto, a mais fácil. Por que seria? Há prazeres difíceis ou raros, que nem por isso são menos agradáveis. Talvez sejam até mais. No caso da gratidão, todavia, a satisfação surpreende menos que a dificuldade. Quem não prefere receber um presente a um tapa? Agradecer a perdoar? A gratidão é um segundo prazer, que prolonga um primeiro, como um eco de alegria à alegria sentida, como uma felicidade a mais para um mais de felicidade. O que há de mais simples? Prazer de receber, alegria de ser alegre: gratidão. O fato de ela ser uma virtude, porém, basta para mostrar que ela não é óbvia, que podemos carecer de gratidão e que, por conseguinte, há mérito – apesar do prazer ou, talvez, por causa dele – em senti-la. Mas por quê? A gratidão é um mistério, não pelo prazer que temos com ela, mas pelo obstáculo que com ela vencemos. É a mais agradável das virtudes, e o mais virtuoso dos prazeres.”
… Como não agradecer ao sol por existir? À vida, às flores, aos passarinhos? Nenhuma alegria seria possível para mim sem o resto do universo (pois, sem o resto do universo, eu não existiria).”
então tá. então não sou tão abestadinha hehehe.

6 comentários em “manhã, tão bonita manhã…”

  1. “Abestadinha”nunca fostes, minha cara.
    Fico feliz por vc estar ouvindo J. Gilberto.
    Para mim é difícil conceber a vida sem amor, natureza e pássaros, sol e luar e ainda…a MÚSICA!
    “Como é bom poder tocar um instrumento”. Já disse nosso Catito.
    Beijão

  2. A vida sem música…,sem manhã ensolarada…,sem noite de luar…,enfim, sem as maravilhas que Deus nos deu e sem umas tantas outras que Ele permitiu fossem criadas pelo homem, não valeria a pena. Bjos, aproveite bem todos os momentos e tenha uma semana de muitas alegrias.

Os comentários estão fechados.