show de impermanência

é incrível a quantidade de “eventos” que acontecem através da grande porta de vidro que tenho na sala. eu fico sentada aqui de frente pra esta paisagem, contemplando e me deliciando com o movimento lá fora.

showsunrise.jpg

o sol nasce. rasga nuvens. em segundos muda as cores do céu. muda a cor da água. pássaros vão e voltam. cantam. as cigarras acordam e cantam sem parar. o(s) esquilo(s) aparece. as nuvens passam ou nem se atrevem a chegar, quando o sol é mais rei. e me atrapalha a ver a tela. então vou olhar os “milagrinhos” nas plantas. todo dia tem flor nova. folha nova. filhotinhos brotando.
showvaranda1.jpg

o beija-flor vem, baila, vai em tudo o que é vermelho e se alimenta do nectar da flôr do hibiscus ou da água com açucar colorida. tenta o artesanato cearense, se toca que ali não tem comida. interessante é que as vezes “ele” vem mas outro vem atrás e carrega ele pra longe. num sei se brigam ou se amam. só sei que é bem bonito o “pas de deux”.
showbichos.jpg

gaivotas passeiam pra lá e pra cá. no inverno tinha cisnes desfilando serenamente. patos grasnam, nadam e voam. hoje um pássaro sentou na grade. e lá ficou por alguns segundos. passam barcos. a remo, motor e velas. passa gente sozinha lá em baixo. passa gente com cachoros. muita gente com cachorros. passa o vento que move as folhas das plantas, muda o jeito da água e a abana a bandeira. chegam nuvens cor de chumbo. muda a cor da água, muda a cor de tudo. as vezes chove.
shownuvensvento.jpg

o sol vai andando, ou melhor, a terra roda. roda tanto que a luz vai pro outro lado. e ai ilumina só os barcos. nessa hora quando “a terra cora”, a dança é das borboletas. de repente escurece. é a hora dos mosquitos. e se sua carne for doce, é voce quem dança. escurece mais ainda e eles também se vão. eu fico me perguntando onde “todo mundo dorme”. tem dias com lua e o movimento continua.
e assim todo dia, nada igual. lição feita. lição aprendida: diz que não se entra no mesmo rio duas vezes. nem se voa no mesmo céu. permanente mesmo só minha teimosia.

9 comentários em “show de impermanência”

  1. Oi Lilia, ja faz um tempo que nao venho aqui. Andei sumida. Que vista linda essa que vc. tem. E da sua casa que se ve essa maravilha? Uma beleza. Bom fim de semana. Bj

  2. Oi Lilia, que espetáculo maravilhoso, com todas essas paisagens belíssimas, a vida não fica nem um pouco monotona. É um colírio para os seus olhos.
    Bjãooo!!!! E fique com Deus.

  3. OLÁ!!LILIAN,
    Já gostei do nome,gostei mais ainda dos comentários pessoais irreverentes (aliás como os de qualquer brasileiro que se preze ),gostei da graça com vc escreve….Quer saber, foi amor a primeira vista.
    Até Logo.

  4. É. Nesse mundão véio sem porteira acontece muita coisa bunita enquanto estamos no sofá…
    Adorei o post…Sensível vc hien…? rsss
    Muito lindo…adorei o site e visitarei sempre.
    Beijos

  5. Acho, a maior gracinha, este seu carinho com as plantinhas!
    E suas florzinhas,estão sempre felizes!
    E como vc. tem talento, pra fotografia, heim?
    é tudo, sempre de alto bom gosto!
    Amo, aqueles…patos ou marrecos, não sei a diferença, deles…coloridos, são lindos, né?
    Beijocas…Juci.

Os comentários estão fechados.