perfeicao de mae

boloaniversario.jpg
minha mae ta fazendo hoje 76 anos. olhe para ela nesta foto que foi tirada agora a pouco pelo meu filho. e eh assim. vaidosa toda. esse cabelo penteado, que eu chamo de arapuca, faz parte dela. dorme e acorda retocando e ericando o que a cama desfez. as unhas pintadas de cor de rosa, eternamente. o baton nao sai da boca, mesmo estando em casa arrumando seus armarios impecavelmente.
maenovembro18re.jpge impecavel eh o melhor adjetivo para descreve-la.
mulher guerreira. cheia de fe ate o talo. tem mania de dizer assim: “que o manto de nossa senhora lhe cubra e lhe proteja” e eu respondo: “ai mae, ta muito calor pra sair com esse manto!!” e a gente ri.
carismatica, atrai afeto porque os distribui sem economia.
hoje deve estar o dia inteiro no telefone que nao para de tocar. ela da demais e por isso mesmo recebe tanto de volta.
atenciosa, nao esquece aniversario de ninguem. todos os meses ela lista os aniversariantes e prega no espelho do banheiro. eh o microsoft outlook dela 🙂
adora o natal. daqui uns dias a casa se enche de tudo que voce puder imaginar com motivo de natal. caixas e mais caixas com bibelos e enfeites se espalham por todos os comodos, ate nos banheiros a gente ve papai noel.
comeca a comprar lembrancinhas em agosto. nao pode esquecer ninguem: a filha-da-cunhada-da-prima-da-vizinha tem la seu pacotinho embrulhado por ela mesma. e la se vai mais “um pouco que o amor lhe envia, se mais tivesse, mais te daria”. e tem mais .. chega ao ponto de ter umas lembrancinhas em stand-by, ou seja, para aqueles que aparecem no dia de natal e que nao estavam previstos.
nao para em casa. vive na rua. cada dia tem uma coisa pra fazer com as amigas. jogar baralho, rezar, tomar cha, encher a rua de perna. se duvidar ela tem mais energia do que eu. nao gosta de dirigir, mas dirige e devagarinho vai longe.
impressiona-me a forma de como ela lida com as adversidades da vida. exemplo de forca e garra.
transforma dores em esperanca. parece uma fada.
falando assim, parece uma pessoa perfeita. nao eh, claro que nao. tem seus defeitos, mas sao quase imperceptiveis, diluidos no meio de tantas qualidades.
nao cozinha nada, nadica. nao frita um ovo, sequer. cafe? aprendeu a passar depois que as cafeteiras italianas apareceram.
mas sabe onde comprar. descobre tudo que eh novidade de guloseimas: biscoitinhos de fecula com num sei que, morangos cobertos de chocolate. ela sabe quem faz. e quem faz se apaixona por ela porque ela divulga e as encomendas crescem.
ah, ela faz sobremesas. quando quer. alias, difilmente faz o que nao quer.
defeito horrivel: gosta de plantas e flores de mentira. um horror pros meus olhos. mesmo quando morava numa casa com um imenso e lindo jardim, tinha flores artificiais espalhadas pela casa.
como disse, ela nao eh uma mulher perfeita, mas eh uma perfeicao de mae. quisera eu poder ser mae assim.
e eu aqui, agora escrevendo isso com tanto prazer, estou inundada de saudade desejando abraca-la forte, pra demostrar meu amor, meu carinho e minha gratidao de te-la minha mae. dadiva. privilegio.
mae, a geografia agora nos separa, mas o amor, a gratidao e admiracao que tenho por voce so aumenta a cada dia.
feliz idade! que voce continue nos contagiando com seu jeito maravilhoso de ser.

55 comentários em “perfeicao de mae”

  1. Lilia,
    Só um amor de filha como vc, para merecer uma mãe como esta! Parabéns mamãe!!! Tudo de bom!
    Lindíssimo, e emocionada mando pras duas, o meu maior beijo!

  2. meu amor,
    the blog is very vry lvely today with the pics and b-day cake of your mother. Thanks to your mother, I have you to love. Kisses for sogra, mcuh health and happiness for mother in our family.
    Love, Paul

  3. Parabéns para ela! Fiquei rindo quando li sua descrição porque com certeza nunca serei arrumadinha assim. Não sou nem agora, que dirá com 76…..rs Temos algo em comum, tb não cozinho (mas um ovo sei fazer….rs) e só faço sobremesas (quando quero)….rs bjks

  4. Maravilha!!!
    Acho que te entendi…
    como dizia Mourão: “Não sei se tu existes…não acredito que tu existas…mas necessito que tu existas!”…Assim vejo minha mãe…assim penso ,sentes tua mãe…
    Belíssima tua homenagem á ELA.
    Beijo meu

  5. Lilia, estou com os olhos cheios de lágrimas. Desejo muita saúde, muita paz, muito amor para essa Mãe maravilhosa, essa vizinha maravilhosa, essa amiga maravilhosa. Que lindo, meu pai do céu. Isso é que eu comentei contigo outro dia, uma das coisas que mais me dá inveja. Estou com o coração apertadinho de felicidade por ti, e de inveja por mim. Não é justo que eu fale aqui coisas que não devem ser faladas, mas digo-te, esse teu carinho nas palavras, esse recadinho do teu amor ali, que eu não consegui ler, porque de inglês não sei nada, isso tudo é fruto dessa linda mulher. Foi ela que te fez assim querida, e eu tenho a felicidade de aqui, tão longe, partilhar essa data especial. Quem me dera, meu pai, poder passar um natal ali, na casa dela. Isso é que é natal, nunca tive nada assim, não sei, mas creio que deva ser uma data maravilhosa. Hoje esmo, estava vendo comercial na tv com música de natal e chorei. Nunca tive um natal em família, nunca…
    Parabéns, mãe da Lilia, o seu caminho aqui foi de muito amor, continue pintando suas unhas de rosa, usando baton para arrumar os armários, batendo pernas, usando flores artificiais… A senhora é linda demais, sua história é linda demais…
    Beijo emocionado nas duas.

  6. Mão é a coisa mais linda do mundo, né?!
    Super parabéns para sua mamãe e que ela seja sempre feliz e que continue iluminando seu caminho :0).
    Beijos grandes, Mi

  7. Ô Lilia… me deu até vontade de ir encontro a minha mãe e lhe dar um abraço. Lindas palavras.
    Muito carinho nas duas e as mais ricas bençãos também. 🙂
    Beijinhos

  8. oi Lilia
    Muito linda a tua mae! Parabens e muitos anos de vida para ela. Gostei muito do que voce escreveu sobre sua mae, ela me pareceu bem americana, quero que minha mae fique assim tambem.
    bjs

  9. Oi Tia..
    é eu sei que fico meio escondido mais to sempre por aqui… e fiquei muito, muito feliz mesmo de poder ler verdades tão marcantes sobre minha vovoinha..:) quantos anos hei de fazer,e ainda terei o privilegio de chama-la vovó..:) Such a wonderful person, just like you said. É poesia viva para os meus ouvidos Tia, espero que ela leia e releia quantas vezes forem necessárias.. até entender a profundidade do amor que ela plantou nos nossos corações e colhe hoje e colherá sempre mais.
    Beijos,
    Biel

  10. Lilia,
    Cheguei atrasada para essa festa mas quero tambem desejar todo esse amor “parabens” pra sua linda mae. Como ela se cuida e um luxo so como sua avo o era..
    Da minha mae a saudade ficou passando aqui me enchou os olhos de felicidae e uma tremenda vontade de ter uma familia linda, com uma pessoa firme e tao disposta como a matriarca de sua familia.
    beijos e muitos anos de vida cheia de gas.

  11. QUE TEXTO EMOCIONANTE, QUANTO MAIS LIA MAIS FICAVA ARREPIADA. SUA MÀE PARECE SER UM DOCE, E AQUILO DE FLORES ARTIFICIAIS EU AMEI! tAMBÉM NÃO GOSTO NÃO, MAS ISSO NÃO PODE SER CHAMADO DE DEFEITO:) LINDO POST, LINDA MÃE E LINDOS SENTIMENTOS. PARABÉNS PRAS DUAS, UMA PELA MÃE QUE É, E A OUTRA POR SER UMA FILHA TÃO DEDICADA:)

  12. Lilia…
    As duas melhores coisas da vida na minha opinião..ser mãe e TER MÃE. MÃE essa palavra está aquém de qualquer adjetivo, por mais que a gente se esforce.Fiquei emocionada de ler seu texto. Um beijo muito carinhoso na tua mãezinha linda!!! Outro pra vc!

  13. Lilia,
    Não seria nenhuma novidade dizer-te que enchi meus olhos de lágrimas.Bem sabes o quanto sou “manteiga derretida”,mas se tratando da minha tiazinha tudo se torna mais forte e confesso que as lágrimas escorreram,pois tuas palavras foram forte, verdadeiras e carregadas de amor.Fico feliz por estar hj sendo testemunha de uma relação verdadeira,cumplice e feliz entre uma mae e uma filha tão diferentes,levando-me a confirmar que o amor aliado a maturidade nos transforma e nos faz ficar “no ponto”.Ela já sabe da minha admiração e amor imenso.Espero que você também.Beijos.Loura.

  14. vovozita… arapuca, pao de lo, salada de fruta…
    -gerardo! (que foi bubu?)
    -menino eu ja falei pra nao comer biscoito nesse carpete, va ja pegar a feiticeira!!!
    Recebo o “pouco” amor que minha vo, mesmo longe me envia pois sei que se “mais” ela tivesse, mais ela me daria!

Os comentários estão fechados.