show de impermanência

[post reciclado, publicado em 1/9/2005 com atualização no final]
é incrível a quantidade de “eventos” que acontecem através da grande porta de vidro que tenho na sala. eu fico sentada aqui de frente pra esta paisagem, contemplando e me deliciando com o movimento lá fora.

showsunrise.jpg

o sol nasce. rasga nuvens. em segundos muda as cores do céu. muda a cor da água. pássaros vão e voltam. cantam. as cigarras acordam e cantam sem parar. o(s) esquilo(s) aparece. as nuvens passam ou nem se atrevem a chegar, quando o sol é mais rei. e me atrapalha a ver a tela. então vou olhar os “milagrinhos” nas plantas. todo dia tem flor nova. folha nova. filhotinhos brotando.
showvaranda1.jpg

o beija-flor vem, baila, vai em tudo o que é vermelho e se alimenta do nectar da flôr do hibiscus ou da água com açucar colorida. tenta o artesanato cearense, se toca que ali não tem comida. interessante é que as vezes “ele” vem mas outro vem atrás e carrega ele pra longe. num sei se brigam ou se amam. só sei que é bem bonito o “pas de deux”.
showbichos.jpg

gaivotas passeiam pra lá e pra cá. no inverno tinha cisnes desfilando serenamente. patos grasnam, nadam e voam. hoje um pássaro sentou na grade. e lá ficou por alguns segundos. passam barcos. a remo, motor e velas. passa gente sozinha lá em baixo. passa gente com cachoros. muita gente com cachorros. passa o vento que move as folhas das plantas, muda o jeito da água e a abana a bandeira. chegam nuvens cor de chumbo. muda a cor da água, muda a cor de tudo. as vezes chove.
shownuvensvento.jpg

o sol vai andando, ou melhor, a terra roda. roda tanto que a luz vai pro outro lado. e ai ilumina só os barcos. nessa hora quando “a terra cora”, a dança é das borboletas. de repente escurece. é a hora dos mosquitos. e se sua carne for doce, é voce quem dança. escurece mais ainda e eles também se vão. eu fico me perguntando onde “todo mundo dorme”. tem dias com lua e o movimento continua.
e assim todo dia, nada igual. lição feita. lição aprendida: diz que não se entra no mesmo rio duas vezes. nem se voa no mesmo céu. permanente mesmo só minha teimosia.
*******

e por falar em impermanência, em breve estarei me mudando, de novo!! dia 26 de fevereiro faz 4 anos que vim morar aqui (nos isteites) e já morei em 4 lugares: fev2002-jul2003 em manhattan, nyc; ago2003-jul2004 em hoboken; jul2004-fev2005 outro apt em hoboken e fev2005-????2006 em annapolis. só tendo sangue de cigano pra não sofrer com os desapegos.
levei um tempinho pra me acostumar com a vida na cidade pequena, mas sempre gostei muito desse lugar onde moro atualmente. ter a natureza assim de bandeja me fez esquecer a vida independente que tinha em nyc e hoboken.
watergatesonowcaiaques.jpg

agora que estou devidamente motorizada (oh yeah!) me aventurando pelos arredores, vem a possibilidade de mudar mais uma vez. mesmo sendo uma escolha sinto o apego me pegando. e haja exercício de desprendimento. mas a vida é mesmo assim e tenho dito: nesta vida, de permanente mesmo só as mudanças.

10 comentários em “show de impermanência”

  1. Lilia, adorei a passagem das estacoes e do tempo pela sua janela 🙂 Mudancas sao boas, fazem a gente abrir a cabeca e aprender coisas novas, mesmo aquelas coisinhas do dia-a-dia que a gente nem pensava mais temos que reaprender num lugar diferente. Quer algo melhor? Aproveite as novas paisagens! 🙂 Pergunta curiosa: para onde sera a nova mudanca? Beijos,

  2. As mudanças são necessárias, não é mesmo ?? Eu, gosto de mudanças apesar de não estar colocando em práticas as minhas. E como a Luciana Missura disse, aprendemos muito com elas. Que seja sempre boa a mudança.
    Abraços.
    OBS: me perco em meus pensamentos, quando olhos essas fotos maravilhsas que vc colocou aqui.

  3. Adoro sua maneira de observar a natureza e de expressar com suas palavras bem dedicadas a ela, e as quais sao simplesmente lindas. Gosto demais!! Quanto a mudanca, que seja sempre feliz, seja onde for!

  4. Lilia você como sempre compartilhando conosco belas imagens, que são um colírio para os nossos olhos.
    Mudar é sempre bom, novas aventuras, novas amizades, novas emoções, novos conhecimentos….Que essas mudanças sejam sempre para melhorar sua vida e a de Paul.
    Bj
    ãooo querida e fique com Deus.

  5. Mas, agora, tinha muito mais coisa do seu gosto nesse lugar, né ? Mas, vai ver que no outro, vc vai encontrar outras maravilhas.
    Tenho certeza disso. Beijão…

  6. Ainda bem que vc é uma aquariana…
    Porque taurina, como é é tão dificil as mudanças.
    Mas tambem tenho aprendido com elas.
    Uma curiosidade quer não quer calar:
    Pra onde vc está mudando agora?
    E qdo. muda?
    Em princípio de junho estarei indo pra NYC, pra formatura da filhota.
    Quem sabe, nos conhecemos?
    E olha, que Anápolis, tenho muita vontade de conhecer, pq. dizem ser uma cidadezinha linda, ainda mais sendo retratada aqui por vc.
    Beijocas e ótima mudança, Lília.

  7. Hi
    My name is Fabio and I am brazilian. I live in Rio de Janeiro with
    My mother and my brother . my country is a very nice and my city
    Is a very good . I like to go the beach, teather and see good movies . I am responsible , sicere and romantic man.I work in a company and study English . I have 27 years and ane of my great
    Dreams is know USA, this wonderful place .
    I am writing because I want to make new friends and new people.
    Would also like to correspond with single young women for a sicere friendship and possible relationship.
    I would like to receive some reply as soon as possible .
    Best regards MY ADRESS.R BELIZARIOTAVORA N211 APT 401;402 LARANJEIRAS BRASIL RJ CEP 22245-070
    gostei muiito das fotos

Os comentários estão fechados.